Cenas a Pedal na Expo FCT 2009

expofct2009Pelo 3º ano consecutivo (estivemos lá em 2007 e em 2008), a Cenas a Pedal participa na Expo FCT, o Dia Aberto da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

É já esta 6ª-feira, dia 17 de Abril, e a Cenas a Pedal vai lá estar, frente ao Departamento de Engenharia do Ambiente, entre as 10h e as 18h, com 2 karts KMX ST Class à disposição dos visitantes. Até às 16h30-17h também será possível experimentar uma Xtracycle.

Expo FCT 2008 Bicicleta carregada

Surfistas em bicicleta

Os amantes do surf já não têm que acartar com a prancha às costas, depender só dos transportes públicos, pedinchar boleias ou obrigarem-se a levar o carro para a praia para a poderem transportar. Já podem ir de bicicleta e curtir um pouco mais de sol, ar livre e liberdade, tudo sem sequer notarem o peso da prancha. 🙂 E sem ter que ter carro próprio ou sequer idade para ter Carta de Condução.

Basta instalarem uma Carver Surf Rack na sua bicicleta e toca a pedalar!

CSR

Se é para levar uma shortboard, até 8 pés, basta uma CSR Mini, que se instala no espigão do selim:

CSR Mini

Se é para poder levar também longboards, até 10 pés, precisa de uma CSR Maxi, que inclui e se instala numa grelha de bagagem traseira:

CSR Maxi

Até existe uma para transportar a prancha em scooters

CSR Moped

Há dias fomos entregar a primeira CSR Mini a um cliente. Foi logo aprovada! 🙂

CSR Mini CSR Mini

CSR Mini CSR Mini
Vejam o vídeo do test ride aqui:

Outra opção muito interessante e bastante mais polivalente é apostar numa Xtracycle equipada com um WideLoader e um LongLoader!

CSR vs. Xtracycle Xtracycle

Mais info no site da Cenas a Pedal:

Carver Surf Racks – Leve a prancha de surf na bicicleta, e curta a viagem até à praia.
Xtracycle – Adicione um porta-bagagem e um banco de passageiros à sua bicicleta, com este “reboque sem engate”.

4º Grande Prémio da Actividade Física

ivgpaf_09Já é uma tradição da Cenas a Pedal, a participação no Grande Prémio da Actividade Física, e mantém-se nesta 4ª edição, a realizar-se no próximo dia 11 de Abril, um evento onde a Câmara Municipal de Cascais e o Circuito do Estoril, voltam a oferecer a toda a população a oportunidade de, por um dia, serem pilotos “sem bólide”.

Esta iniciativa é uma oportunidade única de percorrer toda a extensão do Circuito do Estoril e descobrir um equipamento que, para além de ser uma atracção para os aficionados dos desportos motorizados, será, das 10h às 13h daquele sábado, um espaço aberto à população para a prática de actividade física e lazer, estando previstas as seguintes actividades:

. 09.30h – Abertura das instalações à população;
. 10.00h – Aquecimento – Aula de Ginástica;
. 10.25h – Alinhamento na Grelha de Partida – cada participante faz as voltas que quiser, como quiser e ao ritmo que entender, uma vez que não é uma corrida
. 10.30h – Início do Grande Prémio – os participantes deverão preferencialmente levar o seu próprio material, podendo dar a volta à pista a pé, de bicicleta, de patins, de trotineta, ou qualquer outro veículo desde que não seja motorizado;
. 12.30h – Encerramento da Pista – Aula de Relaxamento;
. 13.00h – Final da actividade

Na recta das boxes e zona padock os participantes terão disponíveis BICAS (bicicletas de utilização gratuita de Cascais) – estas penso que podem ser levadas para a pista, trikkes, triciclos desportivos (os nossos karts KMX) e outros veículos a pedais, estes só disponíveis para serem experimentados em recintos delimitados (não podem ser usados para percorrer a pista!), sendo também dinamizadas várias actividades destinadas a adultos e crianças – Yôga, pilates, BodyVive, Jogos tradicionais, insufláveis, lasertag, orientação, dirt surf.

Kid riding a Storm

Importa ainda referir que esta é uma iniciativa gratuita, não sujeita a inscrição, aberta a toda a população e que não impõe limite de idades.

Os participantes poderão entrar pela “Entrada A” e entrada sul em frente à rotunda Calouste Goulbenkian, entrada de carros, podendo estacionar dentro do Autódromo (entrada sul) e no parque junto à ” Entrada A ” tendo depois que passar o túnel a pé.

Não sei como chegar de transportes públicos, o Google Maps ainda não dispõe da funcionalidade de planear percursos em transportes públicos para a zona do Autódromo. 🙁 Mas podem sempre usar a opção “a pé” para planear o percurso até lá de bicicleta, por exemplo. 😉

Fotos da última edição, em Novembro de 2008:

Muita gente Invasão da pista! :-)

Toca a acelerar!

Encontrámos uma dupla pai & filho num veículo faça-você-mesmo deveras invulgar: uma bicicleta com uma sidebike. Um híbrido entre um sidecar e uma trailerbike, algo assim. 🙂 Algo na onde disto.

DIY sidecar

DIY sidecar DIY sidecar

Não percam, e apareçam dia 11! 🙂

Apresentação do projecto LIFE CYCLE

Poster LIFE CYCLE Escolas

A Cenas a Pedal é parceira da Câmara Municipal de Aveiro neste projecto do Programa de Saúde Pública da União Europeia, assegurando sessões teóricas de motivação para a opção pela bicicleta como meio de transporte e de educação rodoviária, e sessões práticas de formação em condução, em contexto escolar, uma adaptação e extensão do nosso Curso de Condução de Bicicleta. O objectivo do LIFE CYCLE é integrar a bicicleta como o meio de transporte natural na vida quotidiana.

Espreitem o “blog oficial“, onde poderão aceder a mais documentos e info:

Blogue Oficial do Projecto Europeu de Mobilidade Saudável, no Município de Aveiro. O Projecto Europeu “Life Cycle: Bicicleta é Vida” (a decorrer até Maio de 2011) tem como objectivo promover, na sociedade, alterações aos crescentes estilos de vida sedentários e consequentes problemas de saúde, conjugando a actividade física com as rotinas diárias de mobilidade de todos os cidadãos (desde a infância aos cidadãos seniores), em bicicleta.

Reconhecendo as mais-valias deste projecto e o seu carácter inovador em Portugal, aceitámos também com muito gosto o convite para agirmos como embaixadores do LIFE CYCLE.

Leiam o panfleto para as escolas.

No passado dia 20 de Fevereiro fizémos a nossa primeira apresentação, na Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, em Esgueira:

imgp6930.jpg imgp6933.jpg

imgp6943.jpg imgp6946.jpg

imgp6937.jpg imgp6949.jpg

Aos alunos foram distribuídos uns apontamentos de apoio à apresentação, bem como uma nova versão das FAQ, que desenvolvi com um público mais específico em vista: os adolescentes. Este é igualmente um trabalho que pretendo que tenha livre difusão e chegue ao máximo de pessoas, pelo que o licenciei de acordo:FAQ CE Júnior

«Introdução ao Código da Estrada para Ciclistas ­ Perguntas Frequentes (Versão júnior 1.0 de 18/02/2009)» (clique para fazer o download do pdf)

Direitos de autor:

Este trabalho é publicado sob uma Licença Creative Commons Atribuição / Uso Não­-Comercial / Não a Obras Derivadas, pela qual o utilizador pode:

  • Atribuição – O utilizador deve dar crédito à autora original indicando: «Ana Pereira, http://cenasapedal.com»
  • Uso Não-­Comercial – O utilizador não pode utilizar esta obra para fins comerciais.
  • Não a Obras Derivadas – O utilizador não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.

O trade off do livre e grátis é a publicidade. 😉

Nesta escola, parece que o uso da bicicleta é uma opção “marginal” (pelo menos em termos de opções voluntárias, parece – e segundo um inquérito feito no âmbito do LIFE CYCLE), mas no entanto há mais bicicletas estacionadas no pátio da escola do que em qualquer escola de Lisboa:

imgp6955.jpg imgp6956.jpg

Uma das acções do projecto consiste justamente em incentivar mais jovens a adptarem a bicicleta para se deslocarem para a escola.

Estas fotos foram tiradas no “Dia da Escola” pelo que o parque de estacionamento pode estar mais cheio durante a semana normal.

Ali perto, na Gafanha da Nazaré, levaram-nos a espreitar uma escola com uma utilização da bicicleta ainda maior:

Escola Secundária da Gafanha da Nazaré imgp6965.jpg

Bicicletas antigas, marcas portuguesas, um estacionamento coberto dentro do recinto da escola, embora com suportes dobra-rodas. Não vi por ali “ciclovias”, o que revela mais uma vez que o uso da bicicleta não é uma consequência exclusiva da existência destes corredores… Estavam imensas bicicletas no parque, imagino que num dia e hora “normais” (sem ser a uma 6ª-feira às 16h) aquilo estivesse cheio. 🙂

Esta semana há mais LIFE CYCLE. E não há dúvida de que a bicicleta é uma opção de mobilidade incrível, sustentável do ponto de vista ambiental e económico, e saudável. 😉 Como não a adoptar, apoiar e incentivar? 🙂